Não há gota, só oceano.
O erro foi a gota "se achar".
Somos gotas.


Agradeço a quem eu sou simplesmente, por jamais ter me rendido totalmente
a quem eu pudesse pensar que fosse.

Quem não fala em proveito próprio não tem medo de desagradar.
Mostrar, com simplicidade e clareza, é apenas mostrar e é preciso.
Quem não quer ver se incomoda, quem quer ver reconhece.

A LUZ CUIDA DE TUDO!




652. O muro existe?















Amigo - Como alguém pode estar fazendo uma pergunta para Riva através de um computador ligado em rede? Isso é real?

Riva - É uma realidade. Você não assiste um filme na TV? Tem gente dentro dela? É real? Mas é uma realidade.
No sonho você pula um muro, não atravessa ele. Quando acorda cadê o muro. É que essa aqui é a matriz desse grau de hipnose, então parece real, mas é apenas uma outra realidade a mais
. Podemos estar sonhando agora também... e estamos... é fácil perceber quando se aquieta bem a mente.

Amigo - Estou com você desde agora!

Riva - Você não é só isso que pensa estar com o Riva.

Amigo - Então, eu também sou isso, além daquilo que sou? Ou só estou isso, além daquilo que sou?

Riva - Você é o que é. Limita o todo (o que é) a isso e acha que isso é você. 
Você pode pegar um copo dágua do mar, esquecer-se do mar e achar que a água do copo é toda água que existe. 
Faz a si mesmo dessa forma e parece que está assim mesmo, mas, se vê isso, isso não é você. Se você fosse isso não veria isso separado, na visão, seria uma coisa só, não detectada como algo separado de você.
A visão não vê a visão, vê o visto, o que está nela.
Tudo passa a parecer que é "no que é", no ser, mas não é, só está, parecendo que é. Tanto que tudo está constantemente mudando, nada fica, só fica o que é.

Amigo - Concluo que sempre existirão realidades, mas o que importa é que devo permanecer consciente que elas não sou eu. É isso?

Riva - O muro no sonho existe? Se você acha que o sonho e o muro existem mesmo, as realidades sempre existirão, mas só pra quem acha, pra quem acredita. Na verdade nada existe, só o que é é. A própria física diz que o átomo é vazio, que nossos corpos são vazios, são uma
 ilusão de ótica. Dizem que matéria é luz condensada. O que condensa é o pensamento, a crença que o pensamento é uma verdade. E os muros aqui ficam como ficam. Mas se as coisas fossem mesmo como parecem não mudariam. Só por isso já não são.

Amigo - E o que é, pode ser pensado, falado, sentido ou vivenciado de alguma outra forma que não sejam as que costumamos experimentar? Por que, para mim, parece que se não for assim tudo desaparecerá!

Riva - O que é pode ser pensado, mas o pensar é só um pensamento e não o que é mesmo. Pode-se ter a experiência, mas não achar que experimentou o que é, a experiência é uma "lembrança" de quando a mente começou a se desfazer, se desfez e depois voltou. Tudo isso é mental, já pertence ao reino da mente. A experiência é ilusão, real é só o que é em si, escapa a tudo. O que é não tem limite, não pode ser contido no limitado, só pode ser reduzido na mente. Aí não é o que é, é a mente fazendo reduções (mentira, ilusão, loucura). 
Pra você parece que tudo desaparecerá porque nunca apareceu de verdade, você é quem teima em manter-se no limite, e de uma forma ou de outra sente isso. E se apareceu vai desaparecer. 
Para acabar com o limite, só silenciando interiormente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário