Não há gota, só oceano.
O erro foi a gota "se achar".
Somos gotas.


Agradeço a quem eu sou simplesmente, por jamais ter me rendido totalmente
a quem eu pudesse pensar que fosse.

Quem não fala em proveito próprio não tem medo de desagradar.
Mostrar, com simplicidade e clareza, é apenas mostrar e é preciso.
Quem não quer ver se incomoda, quem quer ver reconhece.

A LUZ CUIDA DE TUDO!




160. Meditação com ShivaBalaYogi.

O que Swamiji aconselha aos principiantes no caminho espiritual?
"Swamiji os faz sentar em meditação, ensina a meditação, e pede-lhes para praticá-la."

O que é meditação e porque é tão benéfico?
"A meditação é o controle da mente. Através da meditação pode-se ter paz de espírito. A pressão sanguínea se estabiliza e assim a saúde melhora. Tudo que se fizer na vida será feito melhor. Passa-se a conhecer a própria mente. Através de tal entendimento, todos podem agir e trabalhar juntos. A qualidade de seu trabalho se tornará boa ".
"A meditação reduz a tensão em você. Com o progresso ela ajuda você a alcançar a auto-realização. A prática da meditação torna mais fácil para você conhecer as pessoas com quem interage. Se estão planejando prejudicá-lo, você saberá antes que façam algo."

Quais são as primeiras experiências que se tem?
"Você passará a saber quando começar a meditar. Muitas questões serão esclarecidas durante a meditação, sem que ninguém lhe diga nada."

Como se chega à meditação e ao controle da mente?
"Você precisa de experiência e é isso que eu dou. Vou ensiná-lo. É meu dever ajudá-lo na meditação."
"Se você praticar a meditação diariamente, então o corpo astral de Swamiji estará com você e irá ajudá-lo onde você estiver. Assim como Swamiji está ajudando aqui com sua presença física, seu corpo astral virá ajudá-lo onde quer que você esteja no mundo."

Quando se inicia a meditação, tem-se muitos pensamentos, sem se querer. Como se pode aquietar a mente?
"Quando você começar a meditação sua mente ficará ocupada durante os primeiros vinte minutos. Depois disso, por cerca de trinta ou trinta e cinco minutos, você vai começar a ter dores nas pernas e em seu corpo. Após quarenta minutos você terá a verdadeira meditação. O vibhuti que Swamiji lhe dá é para ajudá-lo com todas essas distrações. Você deve aplicá-lo no local entre as sobrancelhas e fazer a meditação. Se você meditar por uma hora, apenas nos últimos quinze minutos você terá realmente uma boa meditação."

É melhor meditar com uma mente limpa ou devemos meditar fazendo uma pergunta e procurando a resposta?
"Você não precisa fazer nada. Basta concentrar sua visão no ponto entre as sobrancelhas e tudo acontecerá por si."

Há estágios na meditação nos quais se deve desenvolver?
"Tudo que o aluno precisa fazer é meditar uma hora por dia. O resto está nas mãos de Swamiji. Ele vai cuidar disso. Você não estará ciente das etapas, sejam quais forem. Seu dever é fazer a meditação durante uma hora por dia. Ele cuidará do resto. Se você está com problemas ou não, é tudo nas mãos de Swamiji."

Por que você assume essa responsabilidade com outra pessoa?
"É o dever de Swamiji. Ele veio aqui para esse propósito. Ele foi convidado a fazer isso pelo seu guru. Ele veio aqui para este mundo para reduzir a sua tensão."

Como o mundo muda para a pessoa que medita?
"Se alguém medita, pode obter paz interior e ser capaz de trabalhar melhor. Pode-se entender os outros e também orientá-los sobre a forma de trabalho."

Uma das preocupações que as pessoas têm é que ao entrar em um estado meditativo pode-se deixar a si mesmo aberto para a influência de outras almas ou energias. Você poderia responder isso?
"Nenhum espírito irá tomar você. Nada disso poderá realmente se aproximar de você. Não se assuste com más visões. A energia criada pela meditação limpa o corpo e a mente e conduz ao samadhi. No entanto, não se deve abrir os olhos."
"Você pode neutralizar formas de pensamento, através da meditação. Qualquer pensamento que você tenha produzido e que esteja voltando para você, de qualquer forma – tanto bom, quanto ruim - quando você medita isso é interrompido, fica neutralizado. Será desviado para outras direções e você não será afetado. "
"A mente é como um macaco, de modo que tem de ser controlada. Ao meditar, você deve ter o cuidadoso de não mover os olhos e as pálpebras. Se você controlar o globo ocular e pálpebras, em consequência sua mente também estará sob controle colocando-o acima de qualquer forma de pensamento.

Om Namah Shivaya!

http://www.shiva.org/SHIVABALAYOGI-HisWords_Meditation.htm

5 comentários:

  1. ah como eu quero aprender!...lendo essas orientaçoes sinto que posso chegar la..
    obrigada Riva!

    ResponderExcluir
  2. Vc não sente que pode, sente que já é. Como diz Krishnamurti no poema A Busca: "A meta que eu conhecia". Essa é a meditação de todo iogue. Meditar é só isso, o que pode divergir de um iogue pra outro, é o ponto de concentração. Mas uma vez centrado, tanto faz o lugar. Desde que os pensamentos sumam durante a concentração. O progresso é gradual, OK? Mas é nitidamente visivel. E veja que tem a ver com o Momento da Dinamização, Sheila. É a mera eliminação de pensamentos. Você pde comecar com o Momento e depois entrar na concentração como ele diz, cuidando do movimento dos olhos e das pálpebras. Isso é para a atenção não se voltar aos pensamentos. Não tem segredo. O segredo é FAZER; em vez de planejar fazer e ficar com vontade de fazer... rsrsrs
    Om Namah Shivaya!
    A Luz no seu coração, agora!!!!

    Riva

    ResponderExcluir
  3. a caminho desde ontem da meditaçao..aquietando a mente faladora que teima em tagarelar ainda..mas definitivamente fazendo e indo ao encontro deste silencio que ainda nao conheço.Sinto que isso ja aconteceu mas estou indo ao seu encontro somente agora.
    Na quietude te agradeço mais uma vez por tudo
    Muita luz e muita paz para todos nos
    Om Namah Shivaya!

    ResponderExcluir
  4. A quietude é tão intensa em si que é mais dinâmica que qualquer atividade. Tanto que seres de mente primária nem a suportam. É muito para os seus limites. A quietude, paulatinamente, vai quebrando os limites.
    A Luz no seu coração, agora!!!

    Riva

    Om namah Sivaya!

    ResponderExcluir
  5. Comentario de Sheila via email:

    Porque como o simples virou complicado e vice versa, o mais facil é ficar divagando, pesquisando, procurando respostas, chega a ser realmante maluco. Se chegamos para uma pessoa imersa em pensamentos ligados à complicaçao e dizemos para simplesmente descomplicar, somos chamados de doidos irresponsaveis. Aquilo que voce diz sempre, "quem quer ver gosta e quem não quer se incomoda", fica bastante claro neste ponto. Incomoda pois é simples demais! As pessoas se viciaram nas complicações que alimentam a mente e sem elas se sentem nus e inseguros.
    Parece piada... rsss
    Descomplicar tornou-se a dificuldade maior de todas!
    Beijos!
    Muita Luz pra todos nos!!

    ResponderExcluir