Não há gota, só oceano.
O erro foi a gota "se achar".
Somos gotas.


Agradeço a quem eu sou simplesmente, por jamais ter me rendido totalmente
a quem eu pudesse pensar que fosse.

Quem não fala em proveito próprio não tem medo de desagradar.
Mostrar, com simplicidade e clareza, é apenas mostrar e é preciso.
Quem não quer ver se incomoda, quem quer ver reconhece.

A LUZ CUIDA DE TUDO!




329. Diálogo entre Riva e o mentalista Philippe Van Putten, auto-denominado "O Mahatma".




Paulo
Caro Rivaldo. Quando vc diz "Não existe o lado de cá absolutamente, só relativamente, e se não existe absolutamente não existe de jeito nenhum, pois só o absoluto é verdade", isso revela uma compreensão equivocada do conceito de Shunyata (Vazio), como se diz no Budismo. A doutrina do Vazio não diz que nada existe ou que tudo é simplesmente ilusão. Só é assim quando consideramos um único ponto que seja como o todo. Aí, sim, há uma visão ilusória. É como aprendi de meus instrutores e como pratico e vivencio. Abração e ótimo fim de semana.


Riva
O conceito de Shunyata (que eu nunca havia ouvido falar) é apenas um conceito e não a coisa em si. A coisa está em si, em você, Paulo. Para que o conceito? Você só tem você e verdadeiramente só dispõe disso, o resto é fantasia. Êxtases e depressões passam e você fica sempre como você mesmo simplesmente. Porque não explora a si mesmo? Você não precisa de nada, muito menos da sabedoria ou realização de alguém. Um realizado de verdade viu que tudo é mentira e não vai te oferecer conceito algum, pois sabe que isso tb é mentira. Só você (o Eu) é verdade, pois sem você não haveria conceito algum.
Repito: Porque não explora a si mesmo intrinsecamente? Você (o Eu) é a unica realidade. Não tem dois, todo o resto é ilusão, que pode ser tida como verdade mas não se torna verdade só porque acreditamos nela, apenas nos torna mentirosos. Vamos com calma com tanta erudição. Veja esse ponto com cuidado, Paulo. Grande abraço!



Mahatma
Meu querido Rivaldo... Isso pode ser assim em belas reflexões poético-filosóficas, mas na PRÁTICA evolutiva do SER isso não acontece JAMAIS neste nosso momento espaço-temporal. Ilusório ou não, você está aí, usando o seu computador, e se comunicando comigo aqui (porque nos percebemos e nos sentimos como existindo, distintamente, de alguma forma, dentro do que você chama de Absoluto)! O absoluto é a verdade, mas essa grande verdade não está ao dispor da individualidade, pois a nossa condição humana não tem como incorporá-la; Pode apenas tentar concebê-la filosoficamente, como você faz, mas vivê-la em toda a sua "cosmicidade" não dá!! Se fosse assim, meu querido, não estariamos usando corpos, computadores, linguagem etc., e toda essa "ilusão" de realidade que estamos experimentando seria um fútil e desnecessário "equivoco" da natureza; E não é!!


Paulo
De tudo isso tomo a frase "vamos com calma com tanta erudição". Estamos num jogo de palavras, e isso nunca leva à verdade. rsrs. Declino deste jogo. Continuo em meditação. Abs.


Mahatma
Querido Paulo, tudo flui melhor quando o cérebro, a mente e a alma estão em ressonância. O grau dessa ressonância é o que determina a riqueza do que algumas pessoas chamam de "experiência profética" (um nome discutível)! O bom uso das palavras pode ser usado para enriquecer o nosso exercício psicoespiritual, na medida que retrata a dinâmica da nossa interatividade ´cerebro-mente-alma"! Daí a beleza e a profundidade dos grandes poemas, dos profundos tratados espirituais e das elevadas filosofias que nos foram deixadas por maravilhosos sábios!! Sabiam usar as palavras certas, nos momentos e nos contextos mais oportunos, para o fraterno e amoroso compatilhamento do conhecimento. Isso também é uma forma de expressão do Amor!!


Riva
Você se concentra muito na idéia de si, Philippe. Experimente-se intrinsecamente e veja se isso que você pensa que você é, é alguma coisa de verdade. Não é preciso nada e muito menos de evolução para isso. Evolução é ridículo! Entre em seu eu mais íntimo agora, não é preciso nada e qualquer um pode fazer isso já, você não irá achar nada além de paz e dissolução de tudo que pensamos que somos, cada um de acordo com seu des-envolvimento com a mente e não com a evolução dessa para dentro ou para fora. A mente sempre é mentira (a palavra mentira vem de mente) e em qualquer forma ou sutileza, não é. Se existe uma verdade, não há possibilidade de algo que a busque seja verdade. Algo fora da verdade não é verdade, é mentira.

Veja que a meditação acalma as pessoas, desfaz a tensão de suas vidas organizando divinamente seus caminhos simplesmente porque na meditação correta as pessoas não pensam em absolutamente nada. Basta começar a enxergar a mente como "mente" e nada mais.
Quem vê a mente?
Eu.
O que sou eu?
O que você é, você já é, não poderá "ainda ser". Senão nem essa forma ilusória, seja física ou espiritual, existiriam. Qual seria a base disso? Outra coisa fora de você? Sua vida agora vem de dentro de você ou de algum lugar exterior? A mente surge depois de você ser. É preciso ir com cuidado com essa idéia de evolução pois isso tem sido muito útil para instrutores oportunistas enredarem incautos nas esperanças futuras que colocam em suas cabeças e tornarem-se os portadores necessários das maravilhas que inventam em sua imaginação capciosa. O que você pensa que é, tanto não é verdade que nesse exato momento se degenera inexoravelmente, tanto em idéia quanto fisicamente. Não adianta achar que uma conversa de computador é grande coisa. Tudo já não é, a matéria de seu próprio corpo já se transforma nesse momento. Nada nunca é, portanto como irá evoluir? Evoluir para onde? Vai chegar um tempo e parar no perfeito, verdadeiro e ideal? O verdadeiro não é ideal, é o que é. O real já é real, não se realizará, caso contrário não seria real. Isso não é filosofia, não há nada mais simples, despojado e prático, veja em você mesmo. Não tenha medo de se despojar do que pensa que é.

Tudo é mentira, todos os reinos físicos, mentais, energéticos e espirituais (que são mentais) são mentira, acredita piamente neles quem teme enxergar a rede hipnótica de que se fez escravo. Tudo é medo. Não há nada a ver que não seja uma mera ilusão a mais. Essa interação nossa aqui não tem nada a ver. Isso não tem nenhuma importância se não a dermos. As importâncias somos nós que fazemos e na verdade são todas relativas, não absolutas. Amanhã você acorda e isso não terá nada a ver, nem vai mudar sua vida de verdade porque nada nunca é, só está, e nunca chega a lugar algum efetivamente. Tudo sempre está mudando. Me diga se não é louco quem anda atrás de mudança, melhora, evolução ou expansão de consciência? Mudar o que, de onde para onde, se nada nunca é, só está e nunca fica? Fazer o que se tem para fazer, se tiver para fazer, em paz em sem pretensão, porque não há a nada a ver que não seja mais uma mentira! Me diga se há outra opção decente além de ficar em paz de qualquer jeito sem viajar na maionese.
E daí?



Mahatma
Caro Rivaldo... Com todo respeito, acho que você está um pouco equivocado nas suas colocações. Se você não vê sentido em nada disso, para quê e para quem escreve livros?! Para quê e para quem quer fazer palestras?!! Se é tudo ilusório, o seu ego - que escreve livros e faz palestras sob o seu nome - cultiva essa mesma ilusão para quê?! Se não é preciso mudar a realidade que já existe, basta ficar em casa, de braços cruzados, esperando a morte do seu corpo (que, aliás, imagino que você logo dirá que também será ilusória!). Se acha mesmo que "evolução é ridículo" (Darwin discordaria com toda certeza e com total razão!), não há nenhum sentido útil da sua vida em sociedade, da produção dos seus textos, da sua preocupação em constituir uma família, e até mesmo da sua participação neste Facebook!! Quer dizer que você não mudou NADA desde a sua infância?! De lá para cá não percebeu nenhuma EVOLUÇÃO no seu modo de ser, sentir, pensar e agir?! Meu caro, a meditação é um estado maravilhoso, mas NINGUEM vive meditando por 24 horas!! Por mais que a meditação o leve à paz e equilibre o seu estado de Ser, você vive em sociedade e interage com pessoas que nunca meditaram e, muitas vezes, em ambientes de grande conflito! Não creio que você, nem nenhum outro ser vivente, tenha esse despreendimento do que você chama de "realidade ilusória", até porque a sensação de aprender, crescer e evoluir vem do íntimo, é necessária, é prazerosa e dá cor à vida das pessoas que amam SER o que são!! A dinâmica do Ser e da natureza não é de imobilismo! Fraterno teleabraço.


Riva
A existência é um equívoco por si mesma, Philippe. Eu não disse que não vejo sentido na existência, eu digo que ela não tem sentido em si mesma. Tanto que Deus não existe, Deus é. O sentido é cada um que dá. Sois deuses. Tudo é apenas o que simplesmente é, nada tem sentido em si. O sentido é cada um que dá, segundo sua cultura e interesse. Esse sentido varia de uma cultura para outra, é relativo, é ilusório, é falso. Mas as coisas falsas existem. Não existe uísque paraguaio? Quem não aprecia o verdadeiro contenta-se em enganar a si mesmo e aos seus convidados com falsificações. Os homens falsificam-se a si mesmos e encontram grande prazer nisso valorizando as mentiras que fazem de si mesmos. O valor absolutamente não existe, é dado por quem valoriza no momento da valorização. Portanto, os valores também são falsos. Mas os valores existem e podem ser cultivados, como o fabricante de uísque em Foz do Iguaçu que fabrica seu malte no fundo do quintal. Repete-se a estória do que quer viver de falsificações.

O Riva jamais quis escrever livros, nunca pensou nisso na vida nem nunca sentou-se para fazer isso. Tudo surgiu de mero entretenimento, como alguém que senta no computador para bater papo com amigos. Até hoje sento aqui por mero entretenimento. Quero que você saiba que é um grande prazer abrir o computador e ver que há uma mensagem de um amigo como você dirigida a mim. A organização de um livro e de uma pagina na internet foi mero entretenimento, tanto que não batalhei seriamente para publicar o livro até hoje. Algum significado que eu tenha dado ao que foi feito é responsabilidade da minha pretensão, pois na verdade nada é preciso e ninguém precisa fazer nada. Tudo já corre por si dentro de um inexorável sincronismo universal. A ilusão é sincronizada. Só o Ser é livre. Algum esforço pequeno que fiz por editar meu livro também fiz por fazer, automaticamente impelido por impulsos condicionados, mas quando me vi tendo que defrontar a burocracia das editoras, deixei de lado. Não tenho jeito para isso.

Alexandre Fleming pesquisava por mero entretenimento, se você o colocasse numa mesa de truco para blefar e esbravejar "seis!" bebendo cerveja, isso para ele seria um martírio, uma estupidez. Seu prazer era fazer o que fazia, ficar embaixo de uma escada úmida pesquisando seus micróbios. E descobriu o que descobriu “por acaso”, se é que o acaso existe. Ele jamais pensou que um dia descobriria a penicilina. E não fazia nada por determinação, planificação ou força de vontade, mas porque já tinha nascido com uma tendência inata para aquilo. Era essa sua dinâmica psicossomática. Não adianta você achar que poderá então se sentar e não fazer mais nada porque você não fará se não for essa sua dinâmica psicossomática, dinâmica que você não traçou nem causou pessoalmente. Como eu já disse, você está muitíssimo apegado à idéia que faz de si mesmo, acredita muito no que pensa que é, e isso não tem poder nenhum com relação à verdade intrínseca do ser que te faz vivo. As coisas vão fluindo por si e você não comanda isso. Quando vê, já fez. Observe que sua vida todinha aconteceu e acontece dessa forma. Você teve mil planos e sonhos e tudo só se deu conforme se deu. Ainda mais você, que andou pela mídia e experimentou largamente o sabor dos sonhos, tem muito mais experiência que eu nessa parte. Fico feliz se você ainda estiver fazendo sucesso, pois o trabalho dos mentalistas é maravilhoso se for visto da maneira correta. O trabalho de vocês é justamente mostrar para as pessoas que nada é. Que a matéria é feita no momento em que se pensa. É assim que os pastores fazem as pessoas se curarem nos seu cultos, fazem-nas trocar a idéia desesperadamente perdida de si por uma idéia de proteção e união com o Ser Supremo que as livra de suas culpas. Elas fizeram as doenças, elas fazem a cura. No fim não estavam doentes nem estão curadas, tudo é ilusão. Como dizia Ramana Maharishi “O corpo são é uma doença”.

Veja que se o garfo fosse mesmo sólido, rígido como parece, você não o entortaria. Você está nos demonstando de maneira indubitável - e te agradeço muito por isso - que tudo é ilusão, que nada é o que parece nem poderá ser outra coisa que possa parecer, pois de lá você também poderá transformá-la ainda em outra coisa. Mas tudo isso ainda patina na mera troca de uma ilusão por outra e não realiza a verdeira felicidade do ser se não soubermos enxergar o óbvio de que “nada é, só parece” - até mesmo aos nossos olhos de carne - quando você faz suas demonstrações. Sempre o parabenizarei pelas suas demonstrações, que nunca assisti mas teria grande prazer em vê-las ao vivo qualquer dia. Já vi meu amigo o Thomaz Green Morton fazer algumas coisas lindas. A colher energizada na foto acima é um presente carinhoso que ganhei dele. E concordo com você, quando se aborrece com mentalistas sensacionalistas que abusam da ignorância das pessoas exibindo suas aptidões de burlar a hipnose em rede benefício próprio exclusivamente, em vez de esclarecê-las, tirando-as da ignorância e da crença de que algo que exista possa ter a ver com a única verdade que realmente liberta e nos faz felizes.

Não tenho a menor pretensão de mudar o mundo nem melhorar ninguém. Eu não melhorei. O que sou não melhora. O Riva sou eu, mas eu não sou o Riva. O que parece ter melhorado, apenas mudou. O aspecto de melhora é apenas valorização de situações e não tem valor real em si, o valor somos nós que damos. Você pode me garantir que sou verdadeiramente mais feliz e realizado que os animais que habitam as florestas na natureza? Só a arrogância humana seria capaz de afirmar isso.

Não se luta contra a ilusão. A ilusão parece, mas não é. E só um louco lutaria contra o que não é. Por isso falo em fazer o que se tiver para fazer (se tiver para fazer) em PAZ e sem pretensão, pois nada nunca tem a ver com o que superficialmente pensamos que vemos, sabemos ou somos. Procurar não se lançar alienadamente na maionese das possibilidades universais sem antes ter perfeita noção de que tudo é mentira.

Repito. Veja você mesmo em seu trabalho, que considero maravilhoso. Você usa a hipnose para manifestar seus fenômenos, que são legítimos. Há muitos truques nessa área, mas creio que seus fenômenos sejam legítimos. Você “muda mesmo” a ilusão. Tudo é hipnose, estamos aqui regidos por uma rede hipnótica que faz todos crermos piamente que nosso corpo é sólido, que as paredes são sólidas e essa tela de computador na nossa frente é absolutamente real. O que o hipnotizador faz é burlar, no sentido positivo, a hipnose, criando uma outra ilusão. Quando um hipnotizador hipnotiza uma platéia ele não está hipnotizando quem não estava hipnotizado, todos já estão hipnotizados, ele apenas muda a hipnose. Os diversos mundos são diversos níveis de auto-hipnose em rede. É um jogo lindo e rico em potencial de libertação para as mentes que podem enxergar a beleza desses brinquedos da Mãe Divina, como dizia Ramakrishna.
No antigo Vedanta há um relato de que um discípulo perguntou a seu mestre:
- Mestre, quando foi criado o universo?
E este respondeu:
- Agora.
“Nada do que vejo significa coisa alguma”, “O mundo em si é nada”, “Não há nenhum mundo”. (Um Curso em Milagres)
Grande abraço e um jato da Luz no seu coração, AGORA, meu querido!!!!

Obs: Isso é material de livro, uma palestra. Está vendo? Mero entretenimento. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário