Não há gota, só oceano.
O erro foi a gota "se achar".
Somos gotas.


Agradeço a quem eu sou simplesmente, por jamais ter me rendido totalmente
a quem eu pudesse pensar que fosse.

Quem não fala em proveito próprio não tem medo de desagradar.
Mostrar, com simplicidade e clareza, é apenas mostrar e é preciso.
Quem não quer ver se incomoda, quem quer ver reconhece.

A LUZ CUIDA DE TUDO!




127. Retrospectiva sobre o amor.



Riva!
Gostaria que você falasse também um pouco sobre o amor, fruto da paz.



Olá, amigo. No dicionário está assim: Amor - 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos... etc (Dicionário Michaelis)

Como podemos ver em todas as definições, o amor é uma forma de usar coisas e pessoas como objeto de satisfação para o nosso ego, abrilhantando-o de uma forma ou de outra, tornando-o maior à cada coisa que passamos a amar. No sentido humano, amor é posse. E isso se estende até o suposto plano espiritual numa total escravização à necessidade de outra coisa fora de nós para sermos felizes. Onde houver uma importancia pessoal haverá esta manipulação da forma para enfraquecimento do Ser e fortalecimento do nosso suposto valor como indivíduo, através da dissimulação do real interesse. Veja no dicionário que até em botânica seu significado é agarramento, apego, necessidade de algo para se agarrar. Veja como é certa a sabedoria popular, do ignorante destituído de letras.
Escrevi outro dia: O amor, como manifestação dualista, é uma forma mais sutil e perdoável que o ego encontra para trapacear a unidade e continuar dando vida à loucura da normalidade na existência separada uns dos outros.

Mas amor, na realidade, não é isso. Amor é o ser intrínseco único, fonte e fundamento real de cada um de nós. Isso não se acha nos outros, pois o próprio amor em si é a suprema completude. Nos liberta de todo interesse. Não precisa da posse de uma pessoa, objeto ou sentimento para vir a ser. O amor já é. É ausência de pensamento. O ego luta arduamente contra isso e fabrica mil formas belas e sedutoras para evitar o que irá destruí-lo. Observe que o principal mandamento da lei de Deus, segundo a religião, é Amar a Deus sobre todas as coisas com toda nossa força e entendimento. Este é o mandamento da unidade. Os outros – amar ao próximo, não roubar, não matar, não trair, etc... - são filhos da dualidade, inventados justamente para evitar que o primeiro se realize, libertando-nos do que pensamos que somos para a realidade infinita do Ser, aquém e além da criação.

O brotar de uma semente é amor, respiração é amor, cicatrização de um machucado é amor, digestão é amor. Amor é o Ser, é o que é, é o que não precisa ser esperado, por isso não causa expectativa, ânsia nem sofrimento. Deus é amor como Unidade e não porque ama seu filho. O que ama o filho é o princípio da loucura. Amor é o Eu.
Espero que tenha ficado clara a exposição. Vamos investigando juntos.
Um jato da Luz no seu coração!!!!



“Amor é o Ser, é o que é, é o que não precisa ser esperado, por isso não causa expectativa, ânsia nem sofrimento. Deus é amor como Unidade e não porque ama seu filho.”
Riva!
Concordo que amar o próximo como mandamento é atividade do ego, mas por outro lado vejo que QUEM ESTÁ EM PAZ, quem está no 'eu' (de onde brota todas as virtudes do Espírito Santo), tem como CONSEQÜÊNCIA NATURAL mais amor ao próximo, e todos esses outros 'mandamentos' ...é claro que se a pessoa não sabe do SER, da PRESENÇA, tudo isso vai ser 'da boca pra fora', ou hipocrisia, como os fariseus que Jesus tanto condenava.



Entendo seu ponto, amigo. Mas quem está no eu? Veja que a entidade que pensa estar em paz, que pensa estar no eu ainda se centra no amor ao próximo, preocupada com consequências. A ânsia, o sentimento de obrigação, ainda dominam. O amor é a LIBERTAÇÃO em si, é a PAZ em si e não alguém que se sinta livre e em paz. O amor não se restringe a meramente amar, não é uma ferramenta para nos libertar ou dar paz. Assim prossegue o ego em sua hegemonia, gerando idéias, fazendo de tudo uma ferramenta para seu domínio. A intenção da atitude pessoal é sempre salvar-se, sendo que a real salvação é a dissolução da idéia de si, de mim, de meu. O amor é a maravilha que o ego interpreta como caos. Mas é o caos para ele, não para o Eu, pois é a realização do Ser. Como pode o ego ver com bons olhos o que vai destruí-lo? Por isso o mundo é o mundo e continua parecendo ser verdade absoluta. Todo mundo lê, pensa, reza, mas levanta no outro dia com alegria, com tristeza, com esperança, com decepção e assim indefinidamente, sempre esperando, sonhando ou, na melhor da hipóteses, iludido com um caminho da luz que pensa ter encontrado. Entende?
Um jato da Luz!!!!


Riva!
Pode haver compaixão sem que haja um 'compromisso' de amar ao próximo, mas um natural desdobramento da realização da Verdade, da Presença...sem forçar



Sim, amigo. Quando houver a naturalidade, haverá. É impossível se forjar isso. E buscar ser é atestar que não se é mesmo. Enquanto houver busca, que não seja no sentido de des-cobrimento do eu, haverá conveniência. O ego jamais dará trégua nem jamais terá o menor escrúpulo ao usar de suas armas. Nenhum de nós está fora disso, nem as mais altas celebridades espirituais, mas nem por isso é preciso se desesperar. É tudo sempre muito simples, a complicação, sempre quem faz é a importância que se atribui a atitudes e idéias pessoais. Basta não ter preguiça de enxergar a si mesmo, enxergar quem está preocupado com o amor e com a compaixão, antes de mais nada. O resto vem por decorrência natural. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E a presença da paz original do eu começa a se fazer naturalmente. Pessoalmente, de nossa parte, não podemos fazer absolutamente nada, além de buscarmos apenas enxergar. Para isso não é preciso forjar mudança de vida nem de hábitos, a visão vai se encarregando de tudo. Desde que não tenhamos preguiça de enxergar.
Obrigado por sua contribuição.
Um jato da Luz no seu coração!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário