Não há gota, só oceano.
O erro foi a gota "se achar".
Somos gotas.


Agradeço a quem eu sou simplesmente, por jamais ter me rendido totalmente
a quem eu pudesse pensar que fosse.

Quem não fala em proveito próprio não tem medo de desagradar.
Mostrar, com simplicidade e clareza, é apenas mostrar e é preciso.
Quem não quer ver se incomoda, quem quer ver reconhece.

A LUZ CUIDA DE TUDO!




184. Sabedoria.



A real sabedoria não se consiste do mero saber, mas de ver que o saber é falso.
A realidade é o ser. Ou não temos que ser, antes de mais nada?
Se não fôssemos, antes de tudo, não haveria nada. Quem, ou o que, iria ver? Por isso a célebre frase é SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO, e não, SABER OU NÃO SABER, EIS A QUESTÃO.
Na bíblia o nome de Deus é EU SOU, EU SOU AQUELE QUE É e não EU SEI ou EU SOU AQUELE QUE SABE, QUE PODE, QUE FAZ, etc...
O ter que ser, ter que saber, ter que fazer, ter que cumprir, ter que engolir, ter que se sujeitar é decorrência do saber das coisas sem saber de si.
Os animais, a seu modo, têm plena consciência disso, por isso vivem em harmonia com a lei fundamental da vida. Não têm medo da vida nem da morte, passado o perigo estão plenos e felizes em si novamente. O homem perdeu-se disso, de si, e por isso vive buscando seus sonhos de felicidade no torpor do ainda ter que vir a ser alguém ou alguma coisa.
O homem já não é?
O saber, sem auto-conhecimento lúcido, o faz querer ser o que sua imaginação inventa. Desse modo não há como não viver angustiado, com medo, culpado e explorado. Mas o homem sabe que vive em total desacerto consigo mesmo e em erro, por isso tem medo. E busca saídas erradas, fora de si, na fantasia que fez. Mas só ele "é", o resto "está", como ele fez. E no que "não é" ele não irá achar o que "é". A fantasia é fantasia, não é real. E a busca angustiada prossegue. Vide a farta produção de ansiolíticos, antidepressivos, alcool, drogas, etc... Não que isso esteja errado, mas é o retrato claro do auto-desconhecimento total em que vive.
E o mero saber só agrava a situação.

E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a "árvore do conhecimento do bem e do mal". E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da "árvore do conhecimento do bem e do mal", dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. - Genesis 2.9,16,17

E assim, pensando que começou a saber, Adão expulsou-se do Paraíso.
Adão é cada um de nós agora, pensando que sabe o que é certo e como deve ser.
Um jato da Luz no seu coração!!!!

Riva

Nenhum comentário:

Postar um comentário